CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 30/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Prefeitura de Tamboril realiza dia de conscientização e carreata para a busca ativa escolar Juntos pela educação: Prefeitura de Tamboril promove carreata e ação de conscientização para garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes.
#Educação 03/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇAO PREFEITURA ENTREGA NOVO FARDAMENTO ESCOLAR PREFEITURA ENTREGA NOVO FARDAMENTO ESCOLAR
#Educação 24/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇAO JORNADA PEDAGOGICA 2023

Quase 400 profissionais, dentre eles gestores e professores das Escolas Municipais de Tamboril participaram da abertura da Jornada Escolar 2023. O evento aconteceu na Escola 4 de Outubro e contou com a presença de Vereadores e Secretários municipais.

O "café musical" ficou a cargo do Grupo Musical Tambas Vox enquanto que a parte cultural ficou a cargo do Prof. Márcio, de Crateús. A Palestra Magna com a temática: A Educação e os desafios na atualidade: (novos) saberes, engajamentos e Estratégia, proferida pela Palestrante Prof. Wania Boer, foi o ponto alto do Evento. Na oportunidade foi entregue pelo Secretário Executivo de Administração, um novo veículo para Secretaria da Educação. Um carro de modelo Renalt Oroch zero quilômetro ajudará a secretaria nas diligências pelo município

#Educação 05/08/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇAO TAMBORIL RECEBE MAIS DOIS ÔNIBUS 0KM Mais 02 ônibus escolares 0km foram entregues em Tamboril. Os veículos que são totalmente adaptados com acessibilidade, serão utilizados para os transporte de alunos.
#Educação 25/02/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Estudantes de Tamboril já contam com duas unidades de ensino novas, voltadas a faixas etárias diferentes. Estudantes de Tamboril já contam com duas unidades de ensino novas, voltadas a faixas etárias diferentes.
#Educação 14/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇAO INICIOU A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS COM AS TURMAS DE 2º, 5º E 9º ANO INICIOU A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS COM AS TURMAS DE 2º, 5º E 9º ANO
#Educação 17/04/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇAO RESULTADO-SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PADIN RESULTADO-SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PADIN RESULTADO-SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PADIN RESULTADO-SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PADIN
#Educação 15/04/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇAO SELECIONADOS PARA ENTREVISTA DE BOLSISTAS DO PADIN SELECIONADOS PARA ENTREVISTA DE SELECIONADOS PARA ENTREVISTA DE BOLSISTAS DO PADIN TANBORIL
#Lazer 07/04/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇAO DIA DE LAZER PARA GANHADORES DOS JOGOS ESCOLARES DIA DE LAZER PARA GANHADORES DOS JOGOS ESCOLARES
#Educação 10/01/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Decreto Municipal N° 04 de 07 de Janeiro de 2019
#Educação 07/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇAO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO LANÇA PORTARIA DE REGULAMENTAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO LANÇA PORTARIA DE REGULAMENTAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2019
#Educação 19/04/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇAO SELEÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO A Prefeitura de Tamboril através da Secretaria da Educação, lança nesta quarta-feira, (19/04), o Processo Seletivo Simplificado de Assistente de Alfabetização para atuação no Programa Mais Alfabetização.
As inscrições serão abertas do dia 20 até o dia 26 de abril. São um total de onze (11) vagas que serão distribuídas nas escolas públicas urbanas e da zona rural do município de Tamboril.

Confira o Edital no Link abaixo
#Educação 17/04/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇAO CULMINÂNCIAS DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO Confira a programação:
#Educação 05/01/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇAO COMUNICADO DA CGC A comissão de gestão da carreira publica a relação definitiva dos servidores aptos e inaptos das referências 1, 3 e 4 que participarão da avaliação de desempenho no período de 08 a 16/1, conforme Decreto 23, anexo.
Obs: as referências 3 e 4 são anteriormente as referências 2 e 3, mudança devido a aprovação da nova Lei.

Confira nos Links Abaixo!
#Educação 24/11/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO PREFEITURA DIVULGA LISTA DE PROFESSORES APROVADOS PELA CGC COMUNICADO Nº 01 - CGC
Após realização da primeira etapa da avaliação da carreira, prevista na Lei nº 62/2009, Art. nº 23, que trata da evolução funcional pela via não acadêmica, a Comissão de Gestão da Carreira - CGC, publica lista de profissionais do magistério, das referências 2 e 3, aptos a serem avaliados assim como o cronograma de execução do processo.
Tamboril, 24/11/2017


Confira a lista de aprovados e o Cronograma de atividades no link abaixo:

#Educação 30/08/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Índices da Educação tamborilense são discutidos em reunião
O vice-prefeito e secretário de Educado Jarder Cedro (Bibi) esteve reunido na tarde da última terça-feira (29/8), com o coordenador do setor de Cooperação com os Municípios (COPEM), da Secretaria de Educação do Estado Ceará Márcio Brito e o superintendente da 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação Manoelzito Ximenes, para discutir sobre os índices educacionais de Tamboril.

O objetivo do encontro, realizado no auditório da Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho, foi traçar metas e ações que possam melhorar cada vez mais o sistema educacional municipal, a partir dos itens pautados no debate.

“Essa é uma oportunidade para apresentarmos o nosso desempenho e ao mesmo tempo, recebermos um feedback do Estado, que nos acompanha durante todo o ano letivo. Daqui vão sair ideias e muito mais a ser efeito pela educação tamborilense”, destacou o secretário de Educação Jarder Cedro (Bibi).

Também participaram da ocasião, o gestor de programas e projetos estaduais Idelson Júnior, o núcleo gestor da Secretaria de Educação e os professores do município.
#Educação 26/07/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Secretaria de Educação realiza primeiro Encontro Comunitário Familiar do PADIN Durante todo o dia as crianças participaram de atividades recreativas, enquanto os pais receberam orientações e assistiram a palestras
#Educação 05/07/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO 80 famílias tamborilenses recebem acompanhamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN)
Com a finalidade de fortalecer ainda mais a educação em Tamboril, a Secretaria da Educação aderiu, em 2017, ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN). A iniciativa do Governo do Estado do Ceará é voltada para as famílias com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que ainda não têm acesso aos Centros de Educação Infantil. O objetivo central é formar competências necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.

Para isso, é feito um trabalho periódico de orientação com os responsáveis diretos, no caso, os pais ou cuidadores, além de encontros comunitários. Depois, são desenvolvidas atividades didáticas e lúdicas com as crianças, ações que mais tarde podem ser refletidas em resultados positivos no andamento da vida escolar e até no ambiente social.

“O PADIN vem sendo executado no município desde março, se constituindo como mais uma ação para melhorar os índices de educação aqui e até superar situações de vulnerabilidade. É importante porque proporciona que as famílias participem da educação dos filhos e sejam parte integrante dela”, destacou o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).

Em Tamboril, 80 famílias dos distritos de Holanda, Sucesso, Açudinho e da Sede são acompanhadas, quinzenalmente, por oito professores denominados Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) e um supervisor. O Programa, que possui vigência de três anos, é financiado pelo Banco Mundial e cobre 36 municípios cearenses com maior percentual de população em condição de pobreza.

PADIN

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN) é uma realização da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COOPEM). Criada em 2014 e lançada em 2016, a iniciativa é ancorada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC) e integra um dos pilares do Programa Mais Infância Ceará, o “Tempo de crescer”, que visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Em 2017 foi implementado em 36 municípios onde existe um grande número de famílias em condição de pobreza e vulnerabilidade social (Fortaleza, Miraíma, Itatira, Choró, Amontada, Trairi, Capistrano, Boa Viagem, Tururu, Itapiúna, Granja, Morrinhos, Uruoca, Croatá, Itarema, Barroquinha, Martinópole, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú, Graça, Moraújo, Mucambo, Irauçuba, Reriutaba, Pereiro Ipaporanga, Tamboril, Novo Oriente, Poranga, Aiuaba, Ararendá, Ipueiras, Quiterianópolis, Araripe, Santana do Cariri, Salitre e Tarrafas).
#Educação 29/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Escola Profissionalizante inicia temporada de jogos olímpicos nesta sexta (30/6)
A exemplo dos jogos olímpicos sediados no Rio de Janeiro em 2016, a Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho dá início amanhã (30/6) ao Olympic Games, um projeto interdisciplinar que vai levar às 12 turmas da instituição, a experiência de uma competição internacional. Além de esportiva, a iniciativa vai ser trabalhada de forma didática, lúdica e humana.

A ação, executada dentro das disciplinas de educação física e língua estrangeira, é uma realização da escola, em parceria com a Prefeitura de Tamboril, por meio das Secretarias da Educação; de Cultura, Turismo e Desporto e Saúde. As turmas representarão cada uma, um país diferente.

Os alunos participarão de provas distribuídas em 16 modalidades esportivas e pedagógicas, como atletismo, arco e flecha; vôlei sentado, que é uma categoria paralímpica para pessoas com deficiência e também disputarão no passa ou repassa, um jogo no qual os estudantes terão que responder perguntas sobre aspectos culturais, éticos e características relacionadas às nacionalidades envolvidas.

“O projeto foi criado em 2015 e pensado no intuito da gente poder fazer a nossa própria competição. Como ano passado o Rio foi sede das olimpíadas, a gente viu que Tamboril poderia ser sede Regional, trabalhando as disciplinas de forma integrada e preparando o aluno para provas como o SPAECE”, afirmou o professor-coordenador da iniciativa, Rogean Vieira.

A Olympic Games acontecerá no decorrer de 2017, com término em dezembro. Nesta sexta-feira será realizada a abertura, com o revezamento da tocha, que percorrerá toda a Sede nas mãos de alunos, professores e pessoas que compõem a sociedade civil. Em seguida, será feita uma cerimônia no ginásio da escola profissionalizante.

Os melhores competidores de cada modalidade serão premiados durante a execução de cada uma delas, com medalhas e notas no rendimento escolar. A turma vencedora será aquela que obtiver melhor peformance em todo o evento e será anunciada no final.

“A prefeitura está muito feliz em participar dessa importante atividade promovida pela Escola Profissionalizante. Será um momento de descontração e de adquirir novos conhecimentos. Nós desejamos sorte e bom desempenho aos alunos participantes”, disse o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).
#Educação 21/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Três escolas tamborilenses recebem Prêmio Escola Nota 10, amanhã (22/6), em Fortaleza
Nesta quinta-feira (22/6), três escolas municipais tamborilenses receberão do Governo do Estado, o Prêmio Escola Nota 10, pelo excelente desempenho que obtiveram no ano de 2016. O benefício será entregue pelo Governador Camilo Santana, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante as comemorações dos 10 anos do Mais Paic (Programa de Aprendizagem na Idade Certa).

As instituições vencedoras nesta edição da iniciativa foram as escolas Antonio Zeferino Veras, da comunidade quilombola de Bom Jardim; Francisco Viana Filho, que atende ao distrito de Boa Esperança e Venceslau Pereira do Damasceno, do distrito de Sucesso. As três foram premiadas por atingirem rendimento satisfatório no 2º ano. A Escola Venceslau foi contemplada, duplamente, por bom aproveitamento, também, no 5º ano.

Os índices são reflexos do esforço coletivo e do trabalho encabeçado por professores e alunos no dia a dia, com incentivo dos governos municipal e estadual, na aplicação do Mais Paic. Os dados são baseados nos resultados alcançados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). As escolas premiadas receberão R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado.

“Nós ficamos muito felizes por Tamboril estar entre os municípios agraciados com esse prêmio. Quero ressaltar aqui, o mérito desse resultado para os professores e alunos que são os principais autores dessa conquista. Estão todos de parabéns!”, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação Jarder Cedro (Bibi).

PRÊMIO ESCOLA NOTA 10

O Prêmio Escola Nota 10 foi criado em 2009 com o objetivo de valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, servindo como estímulo ao desenvolvimento da excelência no âmbito do sistema público de ensino no estado.

Em 2017, o certame chega a sua nona edição, premiando 262 escolas públicas, que se destacaram em 2016, com os melhores rendimentos na alfabetização, 5º e 9º do ensino fundamental. Os resultados são medidos por meio do SPAECE, avaliação aplicada anualmente.

MAIS PAIC

Criado em 2007, o PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) teve a finalidade, inicialmente, garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense, com a oferta de formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Juntamente com outras experiências, o PAIC contribuiu para a estruturação, por parte do Ministério da Educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.
#Educação 20/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Secretaria da Educação divulga resultado do processo seletivo para alfabetizadores
Já está disponível o resultado da seleção para bolsistas voluntários, que atuarão no Programa Brasil Alfabetizado 2017, em Tamboril. No total, foram ofertadas 10 vagas para alfabetizadores e 2 para alfabetizadores-coordenadores de turmas. Os aprovados serão distribuídos nas escolas da rede municipal e receberão ajuda de custo nos valores de R$ 400,00 (alfabetizador) e R$ 600,00 (alfabetizador-coordenador).

“Tivemos muitos inscritos, com currículos muito bons. Com certeza os aprovados vão somar bastante na educação e no ensino tamborilense, além de atenderem às nossas expectativas”, afirmou o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).

Os selecionados deverão comparecer na Secretaria da Educação, na segunda-feira (26/6), às 9h30, para a apresentação do programa e a assinatura dos termos de voluntariado.

Acesse o PDF com o resultado: http://bit.ly/2sT8EHl (Copie e cole no seu navegador). Ou veja quem são os aprovados abaixo.

- ALFABETIZADORES

José Lemoel Alves Santos
Ana Maria Martins de Oliveira
Francisca Suelina Mesquita da Costa
Alcione Rodrigues dos Santos Silva
Maria Cleonice Linhares Camelo
Nayane Oliveira Silva
Eduarda Teixeira Melo
Ana Cleide Cedro Ferreira
Francisca Geila Coelho Veras
Katiana Rodrigues de Castro


- ALFABETIZADORES-COORDENADORES DE TURMA

Francisco Eweton Oliveira Pereira
Antonia Elza Alves de Sousa Sampaio


#Educação 08/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Secretaria da Educação abre seleção de 12 vagas para alfabetizadores Aprovados receberão ajuda de custo nos valores de R$ 400,00 e R$ 600,00
#Agricultura 04/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Intercâmbio da XIII Feira da Agricultura Familiar movimentou Tamboril na última sexta (2/6)
A comunidade quilombola de Bom Jardim recebeu na última sexta-feira (2/6) o intercâmbio “Soberania e segurança alimentar com foco na educação contextualizada e o empoderamento feminino”. A atividade integrou a programação da XIII Feira da Agricultura Familiar, realizada em Crateús. A ação em Tamboril fez parte de uma série de intercâmbios que percorreram outras cidades, como Ararendá, Nova Russas, Monsenhor Tambosa, Independência e Quiterianópolis.


No Bom Jardim, os visitantes puderam conhecer uma unidade de produção elaborada por alunos e professores da Escola Antonio Zeferino Veras, que foi criada por meio do Projeto Educação contextualizada. Acompanharam uma roda de capoeira no salão comunitário do bairro e participaram de um debate acerca do tema da ação.


“É um prazer grande para Tamboril participar da Feira, trazendo para a comunidade de Bom Jardim, que é um local bastante importante do município, parte da programação do evento. Esse intercâmbio só veio somar e mostrar, pra quem é de fora, o que é feito aqui”, declarou o prefeito Pedro Calisto.
#Educação 01/06/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Comunidade quilombola de Bom Jardim recebe amanhã (2/6), programação da XIII da Agricultura Familiar
Tamboril recebe nesta sexta-feira (1/6), na comunidade quilombola de Bom Jardim, o intercâmbio “Soberania e segurança alimentar com foco na educação contextualizada e o empoderamento feminino”. A atividade integra a programação da XIII Feira da Agricultura Familiar que acontece em Crateús e conta com o apoio da Prefeitura de Tamboril, por meio das Secretarias da Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam onde nasce a feira, onde a produção que faz parte dela é originada.

“Nós ficamos muito felizes em poder fazer parte dessa iniciativa que pretende movimentar toda a região. É uma oportunidade pra quem vem de fora, conhecer nosso município e o que é feito aqui”, declarou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Wilson Sousa.

A programação local tem início às 10h, na Escola Antonio Zeferino Veras, com a apresentação de uma unidade produtiva construída por alunos e professores da instituição de ensino, a partir do projeto Educação Contextualizada. “Na unidade são cultivadas hortaliças, plantas medicinais e frutíferas, além de árvores nativas do nosso município. Ela cria a consciência, por meio de uma ação desenvolvida em sala de aula, de que é possível produzir, ali no quintal mesmo, itens que são constantemente utilizados pelas pessoas e que vão para mesa de casa todos os dias, com custo zero”, destacou o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).

Após a visita à unidade, os participantes serão recepcionados e conduzidos ao salão comunitário do bairro, onde poderão conferir uma roda de capoeira e em seguida participarão de um debate sobre a temática do intercâmbio. São esperados visitantes de outros municípios e estados.

[XIII Feira da Agricultura Familiar]

A Feira funciona como uma grande vitrine do que é cultivado por agricultores e agricultoras familiares do Ceará. Une a produção do campo, o artesanato e a cultura popular do Sertão dos Inhamuns e Crateús, construindo dessa forma, a coletividade. Conta com a contribuição de mais de 20 entidades públicas e não governamentais.
O evento acontece nos dias 1 e 2 de junho na Praça Gentil Cardoso, em Crateús, de 8h às 21h. Sua programação inclui a comercialização de itens agrícolas, apresentação artísticas, intercâmbios em seis municípios cearenses, além de oficinas.

[Educação contextualizada]

É uma proposta para a educação de escolas da zona rural que existe desde 2007 na região dos Inhamuns. Baseia-se na busca pela integração entre a escola e a comunidade por meio de experiências e vivências da localidade, com o intuito de fortalecer o conhecimento sobre o semiárido. Objetiva a construção social do estudante, para que ele se reconheça e compreenda o ambiente onde vive. Em Tamboril já foram trabalhados temas como: Conhecendo o semiárido; A busca de água no sertão; Agricultura familiar; Gênero, raça e etnia; Agroecologia; Soberania, segurança alimentar e nutrição e Sementes.
#Educação 23/05/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇAO Com investimento de 130 mil, Prefeitura lança Programa de Incentivo à Educação Infantil Iniciativa deve atender 909 crianças tamborilenses
www.tamboril.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 02:34:15